sexta-feira, 2 de novembro de 2007

O meu sobrinho

Hoje ajudei o meu sobrinho a fazer os T.P.C. de segunda e terça-feira que ele não pôde fazer por não ter estado cá nesses dias (foi viajar com os meus pais).

Ditei-lhe metade de um texto qualquer do livro de Português. Quando vou analisar possíveis erros, era difícil encontrar uma frase em que não houvesse um erro... A maioria era erros causados por distracção - não ter ouvido dizer "ponto final" ou ter ouvido "parágrafo" quando não disse - mas os restantes eram do mesmo tipo: os "-me", "-te" e "-se" que perdem o hífen e se fundem com o verbo.
Já não basta constatar miúdos mais velhos (e adultos até) a cometerem frequentemente este erro, agora até os mais novos? Eu sei que ainda estão a aprender os fundamentos da língua Portuguesa, por isso até fui bastante compreensivo com ele (algo raro, admito) e ajudei-o mais ou menos a perceber quando é que se aplica um caso e quando se aplica o outro. É claro que 5 minutos, ele não acertava em algumas palavras que lhe atirava para ele adivinhar, lol.

À noite, jogámos um jogo de "Estudo do meio" em que, alternadamente, fazíamos um ao outro perguntas sobre o assunto. No fim, ele teve 270 pontos e eu 250 pontos.

Afinal, não sei mais que um miúdo de 8 anos... Estamos quites, lol.

3 comentários:

Rita disse...

Não me digas que esse concurso estúpido já chegou a Portugal.... Oh meu Deus!!!! :S (aqui chama-se "Are You Smarter than a 5th grader?"....)

Golias disse...

Ya, já está a ser emitido há mais de 1 mês. A única estupidez é ver que de facto HÁ gente que não sabe mais que putos da primária...

Girstie disse...

Ah tão lindo o lado paternal do Filipinho! :) Tens jeito ;)