quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Parabéns (x2), Sílvia!

Ontem foi um dia em GRANDE para a minha colega de faculdade, e uma das minhas melhores amigas, Sílvia Costa. E foi mesmo bom por todos os motivos... e mais algum!

Não só celebrou o seu 23º aniversário, o que é sempre um motivo de festejo per se, como recebou uma valente prenda! Algo que nem todos têm a felicidade de conseguir em tão tenra idade e em pleno começo da sua carreira profissional - vai começar o seu 1º ano de doutoramento.

Ela foi a vencedora do Prémio Ricardo Jorge de Saúde Pública 2006!!!!!!!!!!!!!!

Tipo....UAAAU!!! A Sílvia! A minha colega! A minha amiga! Fenomenal!

Conta ela que recebeu a notícia cedo de manhã e nem podia acreditar, visto que o concurso tinha estado em interregno indefinido, devido à mudança da direcção do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge e, por conseguinte, do júri do concurso, e até agora não tinham dado cavaco dos resultados.

Pois... ela acabou por vencer com o seu trabalho de estágio sobre o "Efeito do ferro no crescimento da Leishmania infantum"! E com isto ela vai receber 25.000 euros!!!!!!!!!

A Agência Lusa até já emitiu uma notícia sobre isto:

Investigação: Prémio Ricardo Jorge de Saúde Pública para jovem investigadora da Universidade do Porto

22 de Novembro de 2007, 19:31

Porto, 22 Nov (Lusa) -

A jovem investigadora Sílvia Costa, do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) da Universidade do Porto, venceu o Prémio Ricardo Jorge de Saúde Pública/2006 com um trabalho sobre a Leishmania infantum, parasita que pode afectar seres humanos.

A decisão de premiar esta jovem investigadora, de apenas 23 anos, foi divulgada hoje, depois de sucessivos atrasos, relacionados
com mudanças na direcção do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).

O prémio, no valor de 25 mil euros, é atribuído anualmente ao melhor trabalho português de investigação na área da saúde pública, tendo como objectivo apoiar e incentivar a investigação científica em Portugal.

A investigadora Sílvia Costa, integrada numa equipa de mais quatro elementos, venceu o prémio com o projecto intitulado 'Efeito do ferro no crescimento da Leishmania infantum', um protozoário parasita que vive obrigatoriamente dentro das células e tem capacidade para infectar seres humanos.

No projecto premiado, os investigadores descobriram que o ferro, em concentrações elevadas, inibe a replicação do protozoário.
Os estudos realizados por Sílvia Costa demonstram que a relação entre a quantidade de ferro no organismo e a capacidade de combate às infecções não se aplica da mesma maneira para todos os microorganismos invasores.

Neste caso concreto, a investigação mostrou que este protozoário é afectado por níveis elevados de ferro, ao contrário do que sucede noutras situações, em que a redução dos níveis de ferro impede os microorganismos de se multiplicarem.



É um orgulho para mim ter uma amiga já talhada para o sucesso! E ela bem que merece... por tudo!

1 comentário:

Girstie disse...

Parabéns duplos para ela :D
Tinha visto essa notícia e vai-se a ver, é amiga do Filipinho ;) good, good! ;)