domingo, 11 de novembro de 2007

Operação Triunfo

Apetece-me falar deste programa. Mais especificamente de uma coisa que se tem passado nesta mais recente edição. Mas antes disso, acho que vou contar a minha relação com este formato televisivo.

Quando o programa estreou na RTP, no início de 2003, era muito grande a expectativa acerca da sua popularidade e impacto mediático, até porque este mesmo canal havia passado em diferido a primeira edição do programa homólogo espanhol, que teve o esmagador impacto social e artístico que muitos devem ter conhecimento.

Para mim, a estreia não podia ter sido melhor, já que o primeiro concorrente - de seu nome David Ripado - conquistou de imediato a minha admiração de imediato ao interpretar fabulosamente "The One" de Elton John. A minha preferência por ele era certa no final do primeiro programa.
Não tenho problema em confessar que, a partir daí, me tornei num «fanOTico» (i.e. grande fã da OT) e não havia um dia em que não participasse no fórum online do programa, comentando as actuações do David (e outros), as escolhas das canções, os grandes momentos, os erros, as nomeações, etc. Delirei quando foi votado favorito na 5ª gala e quando, mesmo não sendo favorito, era elogiado pelo júri e professores e escapava com justiça a qualquer nomeação. Passei muitos e bons momentos no fórum e fiz muitas amizades que foram transpostas para a vida real e que ainda hoje se mantêm.

No final da primeira edição - o David não venceu, nem se sabe se ficou em 4º ou 5º - consegui ir a um concerto em Espinho da tournée OT1 (onde conheci a maioria do pessoal do fórum) e também ao último concerto no Coliseu dos Recreios, onde finalmente conheci pessoalmente o David e pude transmitir-lhe todo o meu apoio, algo que ele já tinha conhecimento por intermédio de visitas ao fórum dele e dos seus pais. Nessa ida a Lisboa, fiquei mesmo alojado em casa dele, a seu convite, e foi durante o período pós-gravação o seu primeiro (e único) álbum - "Voltas no Céu" - e, num almoço que juntou os seus apoiantes mais fiéis, ele brindou-nos em primeira mão com as novas canções.

As emoções pós-OT culminaram então com o lançamento oficial do seu álbum e também do seu site, criado por um dos seus apoiantes (meu conhecido e amigo, apesar da distância). Uma pessoa que mostrou entrega e dedicação inexcedíveis ao projecto de promoção do David. Qualquer outra pessoa teria tido enormes dificuldades em conseguir os conteúdos e recursos que ele arranjou para manter o site actualizado e interessante.

É claro que quando uma paixão é só alimentada de um lado, dificilmente consegue suportar a força do tempo que tem uma força de esqucimento muito grande. Infelizmente, o que nós continuávamos a dar não nos era minimamente retribuído. E o tempo passou e cada um tinha a sua vida e não foi possível continuar a alimentar este projecto. É por isso que ainda penso que o que de melhor guardei desta altura foram as pessoas que conheci e com as quais estabeleci fortes laços de amizade que ainda duram.


Como disse a abrir, tudo isto serviu como um gigantesco preâmbulo do que queria mesmo falar acerca deste programa que vai na sua 3ª edição.

Se já não segui a 2ª edição com o mesmo fervor, o que é perfeitamente normal, ainda revivi aqui e ali esses bons tempos, e tive concorrentes por quem puxei com afinco. Já esta última edição, apenas a sigo televisivamente porque não consigo deixar de gostar deste formato e porque gosto de ouvir cantar BEM! Mas nada de fóruns e novas amizades online - já estive a espreitar e, infelizmente mas não surpreendente, é só pitas histéricas e prematuras com os seus típicos "xxxx" e atitudes irracionais.

Ontem, deu-se a 7ª ou 8ª gala, não sei ao certo. Na gala anterior, uma concorrente - Evelyne -, dona de uma voz e postura em palco muito boas, foi expulsa em favor da manutenção de uma outra - Rita - que não possui atributos vocais e de palco minimamente entusiasmantes e que já havia sido submetida a nomeação por 2 vezes e por 2 vezes foi salva.

Pois ontem, não é que ela foi votada a "favorita da semana"????? Logo ela!!!!!

Eu já havia percebido que ela tem uma base de apoio bem grande, pois só assim podia sobreviver a tantas expulsões, quando não merecia. Como não estava nomeada desta vez, os seus apoiantes lá direccionaram o dinheiro das SMS para a tornarem favorita, desta vez. É bom ter-se uma universidade inteira a apoiar, pois a claque dela está sempre trajada na plateia, durante as galas. Incrivelmente, o fórum dela é o que tem mais mensagens no site da OT...

É pena é que as amizades não permitam ver que ela NÃO É a melhor concorrente. Mas de longe. E o meu receio é que ela vai ganhar este programa. Imerecidamente. Se for nomeada, coitado(a) do(a) seu(sua) adversário(a)... pois é bilhete de expulsão garantido; se for votada favorita, vai ser levada ao colo até à vitória. É o lado negro do televoto.

Ah, e o meu concorrente favorito é o Ricardo Costa. É o melhor... mas nao vai ganhar.

1 comentário:

Girstie disse...

O DAvid! Q é feito dele? :p Não era o meu preferido na altura, mas tb já nem me lembro quem era.
Eu vi praí pela 1ª vez a gala este fds. Aquela Rita é mt fraquinha mesmo. E depois dos nomeados, o Alexandre é de facto fraquinho e nm voltou a ser nomeado. As injustiça do costume, há em qq lado.
Eu acho que vai ganhar a menina da madeira...e bem :p