domingo, 27 de abril de 2008

Por Vila Real

Como já tinha escrito, estive a cumprir mais um módulo do curso de experimentação animal da FELASA para atribuição da categoria C, uma das licanças para poder trabalhar com animais de laboratório.

Este módulo foi realizado na UTAD, em Vila Real, onde lecciona um dos coordenadores deste curso. Foram dois dias passados, na sua maioria a trabalhar directamente com murganhos (ratinhos), ratos e também em coelhos, e a aprender as diferentes técnicas de manipulação e de administração de fármacos para anestesia. Houve duas ou três aulas mais teóricas mas, felizmente, a vertente prática teve maior peso, pois se não começássemos a mexer com os bichos, antes de conseguir a licença, quando é que o faríamos? E mesmo assim, ainda há muito a aprender com o tempo. Não vou ficar abruptamente um profissional no que toca a esta área. De longe.
Não consegui realizar certas técnicas mas, por outro lado, cumpri outras porventura mais difíceis, estilo intubar um rato morto, ou recolher sangue do olho sem furar o órgão! Fiquei orgulhoso de mim, confesso, lol.

No segundo e último dia, fomos visitar as instalações onde alojam os animais de produção. Deu para dar um olá ou uma festinha às ovelhas e cordeiros, vacas e vitelos, e aos porcos e leitões. Se bem que esta última parte tinha dispensado por completo. Não sei se cheiram porquê...

Foram dois dias interessantes, diferentes - pela mudança de local - mas muito cansativos, com aulas das oito/nove da manhã, até às cinco/seis da tarde. Com pausa para o almoço e coffee-breaks, claro! Os almoços eram no bar do departamento de Engenharias I e as refeições não foram nada más. Os lanches matinais e vespertinos também estavam muito bons - cumprimentos à Patrícia pelo excelente esforço organizativo!

O único jantar em Vila Real foi no snack-bar "Cardoso". Sabem? Junto da pensão "Areias", lol. Um local onde ainda têm muito que andar se querem fazer francesinhas que possam lamber os palitos das verdadeiras francesinhas portuenses. E diziam os professores, que jantavam connosco, que eram bem melhores as locais... Nunca provaram the real deal. Aquilo era uma sande com uma fatia de carne e uma rodela de chouriço, afundada num molho completamente líquido e inesperadamente doce! Continuava com fome depois daquilo, o que em mim - no que toca a este prato - é raro.

Foi uma visita que deu 1) para arejar dos ares do Porto; 2) para conhecer uma outra face de Vila Real, quer geográfica (só tinha ido até ao centro e entrando pelo IP4 na zona ocidental) quer climatericamente, já que nunca havia visto aquela zona tão banhada pelo sol e calor como naquele último dia (em completo contraste com a véspera); e 3) para ganhar saudades da metrópole, lol.

Sem comentários: