domingo, 20 de abril de 2008

IBMC Scientific Retreat

Já não escrevo no blogue há seis dias, mas na passada quinta e sexta-feira, mesmo que quisesse, não podia ou, pelo menos, ser-me-ia mais complicado vir até à internet. Isto porque decorreu durante esses dias o primeiro retiro científico do IBMC. Ou, como eu passei a chamar, "retrete", dada a tradução inglesa do evento.

O local escolhido foi o Grande Hotel de Ofir (agora, Axis Ofir) e, com maior ou menor custo, foi possível meter quase todo o pessoal que trabalha no instituto. Mais ou menos umas 200/300 pessoas(?)

Só não sei o porquê da escolha de Ofir... Se ainda fosse para aproveitar a verdadeira vantagem desta localidade - a praia - teria compreendido que o retiro tivesse sido feito em Junho/Julho, e não agora, com um periodo de aguaceiros e vento bem forte, e que se fizeram sentir plenamente durante a nossa estadia. Mas mesmo assim, a finalidade este retiro, ao contrário do que a palavra parece indicar, seria uma relacionada com trabalho e não com diversão (para isso, existe o Dia do IBMC). E, mais uma vez, pergunto então: porquê Ofir? Não acredito que fosse pelo auditório onde decorreram as talks porque, definitivamente, há MUITO melhor, dentro do Porto, assim como bem mais longe daqui (uma localidade mais distante teria valido bem mais a pena).

Anyway, lá fomos nós bem cedinho para Ofir, na tentativa de chegarmos antes das sessões começarem às 9h15. Conseguimos, apesar da chuva que nos cumprimentou com alguma força ao longo da viagem pela A28.

Não tenho nada de interessante a dizer sobre as sessões em si. Apresentações, apresentações e mais apresentações... O que era importante dizer, escrevi na área de "comentários/sugestões" do inquérito que entregaram à entrada. Muitas coisas a melhorar, tendo em conta que foi a primeira edição. De relevo, o material fornecido a cada participante: saco e abstract book - devidamente adornados graficamente -, bloco de notas, caneta, e muitos folhetos de empresas de biotecnologia/equipamento.

Os coffee breaks eram um alívio para o estômago e mente (após quase hora e meia de apresentações sobre assuntos que não se entende ou não surtem interesse). Já os almoços, cada um servia-se do buffet e a única coisa quente era... sopa. O que pensávamos ser uma valente mesa de entradas... era mesmo o almoço, lol. Vá lá que se redimiram por completo, ao jantar, com pratos quentes e doçarias bem deliciosas!

Depois do jantar, iniciado às oito e terminado perto das onze - já com os empregados a tentarem expulsar do restaurante os últimos resistentes -, fomos curtir o resto da noite para a pista de bowling do hotel. Notou-se que já não jogava isto há imenso tempo: fiquei em último no primeiro jogo mas redimi-me depois com um segundo lugar! Entretanto, alguns copos à mistura (caipirinhas deliciosas mas algo softs) e algumas meninas já muito bem-dispostas, fomos para o bar terminar a noite. Sim, porque no dia a seguir era de novo às 9h15!...

Na sexta-feira, depois do fecho oficial do retiro (novamente com atraso!), saimos de Ofir (brindados com chuva) de regresso ao Porto, mas não sem antes experimentar "clarinhas" e "folhadinhos", os doces de Fão. Mnhammm!

Para a semana, nem tenho descanso devido ao curso da FELASA. São mais três dias sem poder fazer o meu trabalho, e dois deles passados em Vila Real. Numa semana, vou pernoitar em hotéis em dois sitios bem diferentes e distantes.

1 comentário:

Li disse...

Então ver essas apresentações todas não foi interessante? Francamente... :D