domingo, 20 de abril de 2008

Estoril Open



Terminou hoje a 19ª edição do Estoril Open, a etapa portuguesa do circuito ATP de ténis.

Como esperado - e desejado - o vencedor foi o todo-poderoso Roger Federer ("The Mighty Federer"). Contudo, o que não era esperado - nem por nós nem pelos próprios intervenientes da final, como admitiram depois - foi que a vitória fosse decidida por um infortúnio do russo Nikolay Davidenko, que não conseguiu prosseguir o jogo devido a uma lesão da coxa, estava o jogo no inicio do segundo set, após Federer ter vencido o primeiro no tie break (excelente e renhido set!).

Foi uma decepção para quem tinha esgotado o court central do Jamor na expectativa de assistir a uma final de elevada qualidade entre jogadores do top-four mundial. O próprio Davidenko (vencedor em 2003) soltou um "Sorry guys", na sua declaração como vice-campeão. Já Federer exprimiu o desejo de regressar a um court maior e definitivo. Uma boquinha dirigida ao governo (e logo um ministro ao lado), algo encomendada por João Lagos, na minha opinião.

Acerca da estreia do suíço no open nacional, claramente, não foi o valor do torneio que foi usado como isco para engrandecer o evento com a sua presença. O grande objectivo é a conquista de Roland Garros, o único titulo do Grand Slam que lhe tem escapado, e o Estoril Open - com o mesmo piso - conseguiu ser o primeiro "treino" de Federer na sua preparação. Aliás, o clima inconstante e o vento agreste que se fizeram sentir, foram óptimas dificuldades impostas ao tenista, que poucas vezes demonstrou a sua força demolidora. Basta dizer que esta final e respectiva vitória, foram as suas primeiras desde Novembro de 2007!

Gosto imenso de Federer e desejo que este ano, apesar dos problemas de saúde, consiga finalmente triunfar em Paris, já que o "pleno" não será possível este ano, também.

Sem comentários: