terça-feira, 15 de setembro de 2009

Del Potro!

Eis o inesperado mas merecidíssimo novo campeão do US Open - Juan Martin del Potro!

Este argentino de 20 anos (vinte!), com 1.98 metros (um metro e noventa e oito centímetros!!!!) acabou há pouquinho de vencer, à melhor de cinco sets, nada mais, nada menos que o campeoníssimo Roger Federer. Ele, que nunca tinha estado numa final de um torneio do Grand Slam, não desperdiçou esta oportunidade única, e levou a taça que há cinco anos tratava Federer por "pai"...


© Getty Images

Um jogo que não começou com grande qualidade de parte a parte, foi ganhando entusiasmo pelo aumento de intensidade e dramatismo, à medida que um e outro iam conquistando sets alternadamente. Federer ganhou os seus de uma forma segura (6-3, 6-4), enquanto que os de Potro foram à justa, em dois tiebreaks (7-6, 7-6). O set decisivo acabou por ser o mais rápido e desequilibrado: 6-2 para Potro que, arrancando para um 3-0, ao quebrar o serviço de Roger logo ao segundo jogo, acabou por ditar a restante história do encontro.

Notou-se a falta de descanso (ambos tinham jogado apenas 24 horas antes ao invés das 48 horas de intervalo), e que afectou sobretudo um Roger Federer hoje não tão "perfeito" e senhor de si e do seu ténis. Os muitos erros da sua parte, mais algumas confusões com o árbitro e o sistema hawk-eye, levaram-nos a ver, pela primeira vez, um Federer irritado e a fazer uso do vernáculo! Nas últimas jogadas, notava-se na sua face que a derrota era inevitável, tantos eram os erros a favorecer o argentino.

Sou um enorme fã de Federer, mas confesso que dei por mim a torcer várias vezes pelo Juan Martín del Potro, e fiquei super contente pela sua primeira vitória em majors. É um tenista jovem, talentoso e imensamente humilde. Com esta conquista, frente ao adversário que foi, e tendo derrotado quem derrotou na semi-final (Nadal), antevejo um promissor futuro na carreira deste jovem tenista das pampas, que já era o número 6 mundial.

Potro, sê bem vindo ao hall dos campeões do Grand Slam! E obrigado a ambos por uma excitante final!

1 comentário:

SueFitz disse...

Congrats on your blogoversary!