sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Berlim (II) - Alexanderplatz

Vinte estações após Olympia-Stadion, lá chegámos a outro dos centros mais movimentados de Berlim - Alexanderplatz. E quando digo movimentado, é mesmo movimentado! Não exagerando, era complicado conseguir andar em linha recta durante muito tempo. É o que dá estar perto do centro histórico.

A primeira coisa que se cola à retina, mal se sai da estação de U-Bahn, é a torre de TV - a Fernsehturm. Com os seus 365 metros de altura (!) é a 4ª estrutura mais alta da Europa. Imperiosa, domina os céus da cidade e espreitava por detrás dos edifícios que rodeiam a praça. Era nossa intenção subir até à plataforma de observação (204 metros), mas quando percebemos que a subida era efectuada em grupos de 50 ou mais pessoas e que teríamos de esperar mais de meia hora... desistimos. Mas isto também já foi quase ao fim do dia: estávamos bastante cansados e com vontade é de chegar ao hotel. Se estivessemos mais frescos e com tempo, teriamos esperado na boa, já que em Portugal dificilmente conseguiremos ter igual oportunidade, no futuro. Fica para outra.

Ao centro da praça, uma complexa fonte metálica (fortemente grafitada) - a Brunnen der Völkerfreundschaft ("Fonte da Amizade entre os Povos") - remanescente do período comunista, abarrotava de pessoas a tentar refrescar os pés perante o calor persistente, apesar da extensa sombra fornecida pelos edifícios. Mais a sul, a um canto, o famoso Weltzeituhr continuava a indicar a hora em várias cidades mundiais. Noutro canto, uma exposição ao ar livre relatava a história da reunificação alemã (por sinal, bastante interessante, mas não dava para ver tudo ao pormenor, ou certamente ficaríamos até de noite).
Em redor, mas já fora da praça em si, a enorme estação de Alexanderplatz, "entalada" entre a torre de TV e o edifício da Berolinahaus. Adjacente à praça, na Grunerstraße, destacavam-se dois edifícios da era comunista: a Haus des Lehrers (Casa dos Professores), com um friso na fachada contendo um impressionante mural, ao estilo mexicano, acerca da vida na Alemanha de Leste; e o Berliner Congress Center (BCC), bastante mais baixo mas fazendo-se notar pela sua cúpula metálica.

Alexanderplatz

Situada bem junto ao centro histórico (Mitte), foi originalmente um mercado de gado. Em 1805, aquando da visita do imperador russo Alexandre I, foi re-baptizada em sua honra. Com a construção da estação e de um vasto mercado público, a sua importância foi crescendo durante os séculos XIX e XX. Durante o período de divisão, o regime comunista promoveu o seu desenvolvimento como principal centro urbano. Após a reunificação, muitos dos edifícios cercantes foram renovados e outros edifícios comerciais mais modernos foram construídos, porém muitos marcos da era comunista foram preservados.

Hotel Park Inn


"Fonte da Amizade entre os Povos" e Galeria Kaufhof


Fernsehturm a espreitar...






Weltzeituhr








Haus des Lehrers (topem o mural)


Berliner Congress Center


O inevitável... eu!


Sem comentários: