quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Berlim (II) - Olympiastadion

De Charlottenburg seguimos marcha para o Estádio Olímpico (Olympiastadion), situado a mais ou menos uns três quilómetros da zona onde estávamos. Para apanhar o metro para lá, a estação mais próxima, Sophie-Charlotte-Platz, ficava ao fundo da Schloßstraße, que começava junto ao palácio. Uma belíssima avenida, bem arborizada, e com edifícios de uma arquitectura deliciosa - parecia uma Av. Marechal Gomes da Costa "pumped-up". Tinha muito que fotografar, mas precisava de gerir um cartão de memória que, adivinhava, iria ficar rapidamente cheio...





Museu Bröhan








Chegámos ao Olympiapark no pico da tarde... e do calor! Afirmo convictamente que até então ainda não tinha sentido em Portugal o calor que senti neste dia, ali junto ao estádio. Era só pessoal alapado junto aos muros da Olympischer Platz, onde havia a sombrinha tão aprazível, à espera que a sessão vespertina daquela jornada dos Mundiais de Atletismo tivesse início. Mas muito mais gente persistia no centro da praça, onde muitas tendas de empresas e organizações associadas ao evento desportivo exibiam os seus produtos. Estive para trazer uma t-shirt dos campeonatos, mas desisti logo quando vi o preço, lol.

No topo da praça, lá estava o famoso portão de entrada: os dois pilares com os anéis olímpicos suspensos entre eles. Infelizmente, não podíamos ir além do portão devido ao acesso reservado a portadores de bilhetes/passes para assistir às provas de atletismo. Foi pena, gostava de ter dado a volta ao estádio, até à porta da maratona, ver a torre sineira e o estádio de natação remanescentes dos Jogos de 1936.

Olympiastadion, Olympiapark Berlin
(Estádio Olímpico, Parque Olímpico de Berlim)

O estádio que albergou os XI Jogos Olímpicos de Verão foi construído entre 1934 e 1936, na região de Grunewald, a oeste de Berlim. Projectado por Werner March, e aprovado pelo recém-eleito chanceler alemão Adolf Hitler, tinha capacidade para 110 mil pessoas. Não sofreu danos significativos com os ataques aliados durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1974 e 2006 acolheu jogos de futebol dos dois Mundiais organizados pela Alemanha, tendo sido amplamente remodelado para este último.









Eu outra vez! (Esta foto podia ter ficado TÃO melhor, mas pronto...)




«Nächste station: Alexanderplatz!»

2 comentários:

Unknown disse...

Muito bem! Todo este album fotográfico é digno de um fotógrafo...profissional. Tenho visto trabalhos de alguns que ficam àquem deste! Parabéns! Tens jeito e sentido estético.
Tens bons enquadramentos e belos pormenores.
Foi um agradável passeio por Berlim.

Beijinhos

Golias disse...

Muito obrigado, tia!

Ainda bem que gosta e que consigo transmitir o quanto adorei Berlim.

Mas ainda há MUITO para mostrar, por isso, esteja atenta.

Beijinhos.