terça-feira, 24 de junho de 2008

Noite de São João 2008



Escrevo aqui, acordado que estou há apenas... 2 horas? Sim, 2 horas, por aí. Sabendo que dormi aproximadamente 9-10 horas, façam as contas e vejam a bela da hora a que me deitei. Pronto, 5 horas da madrugada talvez seja "cedo" para quem vai para a farra, na noite de São João, mas pá... não caminho para novo! Pelo contrário, pareço cada vez mais um cota; e não sou só eu. Quantos amigos, colegas e outros que me acompanharam na noite de ontem, já andavam a bocejar aqui e ali, lol.

Mas também o nosso São João começou cedo e não foi por a nossa noite não se prolongar até o sol raiar que foi menos divertido. Aliás, das vezes que festejei esta quadra fora de casa (foram poucas), esta terá sido a que mais prazer me deu... Pelas pessoas com que estive, sobretudo. Gente super divertida com a qual dá gosto de se estar e rir, rir, RIR!... (Não são só os que bebem Frize que são felizes :P)
Daí que, com o avançar da noite e com o pessoal a bazar, as minhas tentativas de "resistir" à retirada e continuar com a diversão tenham saído furadas, acabando também eu por ceder ao cansaço e tomar o caminho para casa.

A jantarada foi em Matosinhos às 20:30. Éramos 26 pessoas e tínhamos o pequeno restaurante quase por nossa conta. Talvez por sermos tantos, não adiantou um grosso chegarmos a esta hora porque só hora e meia depois é que fomos servidos - a maioria optou por escapar às sardinhas (e eu a pensar que era dos poucos esquisitos...) e bifinhos com cogumelos dominavam as mesas. Só fiquei extremamente descontente quando soube que a salada de pimentos assados temperados com azeite e vinagre - que nunca me falta em casa, nesta noite - era só destinada para os "sardinhentos". S'a lixe! Rouba-se ao vizinho! Mnham... Estavam óptimos!
Tudo isto regadinho com uma "receita" que devia ser muito fraquinha, pois bebi quatro copos daquilo como se fosse água ou sumo. Eu conheço-me! Para dar o nó no ponto, um bolinho de bolacha - com creme de moka! -, directamente da montra para a nossa mesa, já que não ia sobrar para voltar a pôr lá, lol.

Na televisão, víamos a festa na Ribeira abençoada (ou não) com chuva e com as prestações de tão grandes nomes da música nacional como Clemente, José Alberto Reis, Ana Malhoa, Broa de Mel e afins.

E eu, entre gargalhadas, já desesperava por sair dali para chegar à Baixa a tempo de ver o fogo. O tanas! Após 3 horas no restaurante, metemo-nos no metro ("O metro é liiiiindo!") e após um "banho checo" regado com muita canção e momentos de humor quase a torturar os abdominais, chegámos à Trindade e já o fogo tinha terminado. S'a lixe! A diversão continuava mais abaixo nos Aliados com um bailarico à maneira e martelos a maracarem o ritmo.

Após muita dança, tiradas malucas e fotos ainda mais estranhas, mudámos de local e peregrinámos até ao bailarico de Miragaia, debaixo das arcadas. Foi aqui que o entusiasmo se foi desvanecendo, com o peso de um dia inteiro a fazer-se sentir sobre mim e outros. Ainda deu para encontrar um actor da TVI, que nem sabia que era de cá - ou então não era... eh, s'a lixe! - a vender bebidas na rua, como os outros vendedores de martelos e óculos luminofluorescentes.

Agora diria que, para o ano talvez não me apanhem a festejar o São João fora de casa, mas ainda falta tanto e o que agora é verdade, daqui a uns meses...

2 comentários:

Girstie disse...

São João quer-se na rua rapaz!!!

E quem te viu e quem te vê. Agora não páras.

E mais uma coisa: se n se comem sardinhas, comem-se feveras, enm parece que és do Porto carago! ;)

Golias disse...

Pois é, mas que queres? Quase uma vida a passar a o São João em casa e a ver os foguetes e contar os balões a partir do meu terraço.

É verdade, sou quase "socialite", hehe. Mas que ninguém me tire a minha casinha!

Feveras... feveras... não me lembro de lá ver! E as outras pessoas também não comeram feveras, por isso, não haveria mesmo! Mas, então, maior pecado é nunca ter comido tripas à moda do Porto. XD