domingo, 1 de junho de 2008

Alegria proibida na Suíça?



Fiquei - e ainda estou - escandalizado com o excesso de zelo que as autoridades suíças estão a aplicar no que toca à recepção e acomodação da Selecção Nacional e no que se refere ao controlo dos festejos e apoio da massiva comunidade emigrante portuguesa à nossa equipa.

Regras no mínimo ridículas como:

  • a proibição de festejar durante mais de 30 minutos após o desfecho do jogo (comparável a certas regras estatais americanas)
  • a proibição de festejar fora das zonas dedicadas aos adeptos
  • a proibição de andar de carro pelas ruas com bandeiras fora da janelas
  • a proibição de pendurar bandeiras nas janelas sem que também seja pendurada uma bandeira helvética

... são passíveis de detenção quando violadas.

E nem me prolongo acerca das cercas tapadas com panos negros (a lembrar algum velório ou sentimento de luto) que envolvem o hotel onde vai ficar instalada a equipa nacional.

Agora digam-me: como é possível garantir-se um ambiente de festa tão típico de eventos desportivos como um Europeu ou Mundial, quando impõe estas regras castradoras? Que raio de EURO 2008 se vai "viver" na Suíça? Nunca pensei que se levasse a ordem e organização a níveis tão extremos neste país; até parece que têm medo que a Suíça se desfaça em bocados ao mínimo sinal de caos.

Acho sinceramente que a UEFA vai ter MUITAS saudades do nosso EURO 2004...

Sem comentários: