domingo, 18 de maio de 2008

Doutoramento

A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) abriu, na semana passada, o concurso anual para a atribuição de bolsas individuais de doutoramento. Tal como em 2007, haverá duas fases de candidaturas, sendo a deadline da primeira fase a 16 Junho, e a da segunda fase a 15 Setembro.

Por acaso, já há uns tempos que vinha visitando o site da FCT à espera de encontrar novidades sobre isto. Mas foi mesmo esta semana que eu e o meu colega mais recente do grupo fomos avisados sobre o concurso.

Quando me candidatei a esta bolsa, sabia perfeitamente que o doutoramento seria o passo seguinte a este ano à "experiência". Mas uma coisa é saber o que virá daqui a um ano, outra é quando chega o dia da decisão.

Não, o meu problema não é saber se quero ou não seguir para doutoramento - isto, assumindo que tenho a grande felicidade de conseguir a bolsa - até porque não perco nada em candidatar-me. Não, é mesmo o receio e a ansiedade que me invadem sempre nestes pontos da vida em que tenho que tomar decisões que vão afectar enormemente a minha vida (são QUATRO ANOS!). É a carga de responsabilidades que vou ter de suportar, caso se concretize. E o mais ridículo é já estar a sofrer por antecipação...

Para a semana, terei de transmitir a minha decisão ao meu chefe, para que ele possa saber se avança ou não com a papelice e burocracia inerentes ao processo. A resposta já é sabida, agora tenho é de saber mais ao certo sobre como o meu projecto vai ser adaptado.

E assim de uma fase de alívio pós-stresse, reentro noutra contagem decrescente para o stresse seguinte. É assim, cada vez mais, a minha vida.

2 comentários:

Rosita disse...

filipe:

Estar a pensar que ira demorar muito tempo a fazer uma coisa nao e a melhor estrategia para decidir o que quer que seja.
Tudo o que e mesmo imporante demora tempo, e se pensares que se nao seguires o doutoramento vais tar na mesma os 4 anos a fazer uma coisa provavelmente parecida, acho que isto nao te vai alegrar mais...

se tens paixao pela ciencia, se tens vontade de fazer algo de proveitoso nesta area, nao penses no tempo... pensa so no quanto te vias sentir realizado ao faze-lo...

beijinho muito grande e vai em frente

Girstie disse...

Faz parte rapaz, os stresses da vida. Qd se começa a trabalhar e a ter responsabilidades. E faz parte do crescimento.

Um conselo: candidata-te. Se entrares vais ter a tua vida, emprego garantidos nos próximos 4 anos sem teres de te preocupar com isso, apenas em fazer um bom trabalho e teres resultados. E quem corre por gosto não cansa e pelos vistos há mta gente a apostar em ti. É pq sabem do que és capaz!