quarta-feira, 15 de abril de 2009

Apresento-vos...

... a "minha" bactéria de estimação. A malandra!

Bactéria que pode ser mortal detectada em hospitais e lares

Mais de cem amostras da bactéria «listeria monicytogenes», que causa a doença infecciosa listeria, com elevada taxa de mortalidade, foram detectadas em cantinas públicas de escolas, hospitais e lares da terceira idade, revelou hoje uma especialista em microbiologia.

Isabel Santos, que trabalha no Laboratório de Microbiologia dos Alimentos do Instituto Nacional de Saúde Pública Dr. Ricardo Jorge (INSA), falava durante o I Congresso de Saúde Pública, que decorre em Lisboa.

A especialista falou sobre a emergência deste patogénico, à qual está associada a «mudança dos hábitos de alimentação», uma vez que esta é uma bactéria que contamina alimentos e que causa a doença quando estes são consumidos pelos humanos.

A cada vez mais frequente utilização de alimentos frescos e prontos para consumo, que são conservados a temperaturas de refrigeração, poderá estar na origem desta emergência da listeria.

Entre os alimentos mais facilmente contaminados encontram-se vegetais em decomposição, carne de porco, salames, «patês» de frango, perus e carne de vaca.

A taxa de mortalidade desta doença - que ronda os 25 por cento - aumenta com a idade e é maior em doentes crónicos e em recém-nascidos.

Mas foi precisamente em cantinas de instituições que acolhem populações de risco para a listeria que o INSA detectou alimentos contaminados, num estudo que decorreu durante quatro anos.

Segundo Isabel Santos, foram detectadas 101 amostras contendo listeria.

A investigação apurou esta bactéria em cantinas de escolas, hospitais e lares da terceira idade.

Tendo em conta que são estes que acolhem os grupos mais vulneráveis à infecção por listeria, Isabel Santos defendeu a necessidade de serem adoptadas medidas de segurança.

in Diário Digital/Lusa

Mais uma vez, a precisão do meio jornalístico no que toca a notícias do foro científico é risória.
Antes que fiquem a pensar que é mesmo assim, a bactéria chama-se Listeria monocytogenes (ok, aqui podem ter-se enganado, as teclas estão uma ao lado da outra) - nomes próprios com letra maiúscula e nome de espécie em itálico, por favor - e a doença por ela provocada chama-se listeriose.

Santa Maria...

Sem comentários: