domingo, 2 de março de 2008

Jantar à pala dos Benjamins

Após frequentes adiamentos, cumpriu-se na passada sexta-feira o jantar que serviu para cumprir a tradição instaurada dentro do meu grupo, na qual os elementos mais recentes têm de oferecer ao resto do grupo uma refeição (almoço ou jantar), mal se saiba que o dinheiro da bolsa caia nas suas contas.

A última vez que isso aconteceu foi a F. que pagou um almoço a seis pessoas. Ora a F. é post-doc e recebe "muito"... ou melhor, recebe bem mais que eu. Era impossível um mero BI, como eu ou os meus outros dois colegas na mesma posição, pagar uma refeição a agora oito pessoas! Daí que o combinado foi que seríamos os três a providenciar um jantar bem jeitoso ao pessoal.

O local escolhido foi a antiga República da Cerveja, agora Caves da Cerveja (se bem que ainda deve estar em fase de transição, pois os pratos ainda apresentam o nome anterior...) e, com mais ou menos atrasos, lá estávamos nós às 21h a papar umas belas francesinhas com ovo a cavalo ou uns bifezinhos, conforme a vontade, e a verter sangria "a metro" pelas goelas abaixo, na companhia de muitos outros cidadãos esfomeados que enchiam a sala.
Porque é que a sobremesa, que é dos pratos mais saborosos, vem sempre no fim? Quando já se enfardou que nem um alarve nos pratos anteriores? Ainda deu para cada um de nós comer algo individual, mas acho que tivemos "mais olhos que barriga" quando mandámos vir o... Pecado! Como se não tivesse chegado o da gula, fomos cometer um novo pecado - o do desperdício - com esta sobremesa que levava uma taça com bolas de gelado, num prato com fatias de fruta e de diversos bolos. Uma pena. Noutra altura marchava tudo.

Pusemos o pé fora do restaurante já no novo mês, e com a companhia de mais dois amigos. Os patrões e a pequena filha deles foram continuar a festa para casa, enquanto que nós fomos fazer a nossa para o Piolho, onde parecia que o tempo não tinha avançado desde o Carnaval tal era a quantidade de mascarados à porta.
Após um Favaíto não terminado (sim, sou um fraco, sobretudo depois de três copos de sangria), fomos abancar e terminar a noite novamente no Plano B.

Um fim de noite com muitas surpresas e revelações à mistura. E mais não digo.

4 comentários:

Filipa Lopes disse...

Cuidado com a utilização da expressão "gangada"... acho que tem direitos de autor! ;)

*****

Golias disse...

Mil perdões! Ai a coima... Gangadas há muitas, mas "Gangada" é uma e só uma ;D

Beijos, Lipita***

Filipa Lopes disse...

Bem, nesse caso, e com essa teoria... estás perdoa...díssimo!

*****

Girstie disse...

Eu digo: andas com uma vidinha, quem te viu e quem te vê! E sabes que mais? Ainda bem!! O emprego tardou mas finalmente chegou e andas feliz;)