domingo, 30 de setembro de 2007

"Uma vitória, cinco pontos"

É uma das manchetes do JN de hoje. E o responsável por esta nova "alteração às Leis do Jogo" (lol) responde pelo nome de Lisandro "Licha" López. Para mim, um jogador fora-de-série, talvez o meu preferido de toda a equipa. Penso isto desde que ele chegou ao FC Porto, apesar de só agora ter tido a oportunidade de mostrar o seu real valor como jogador de área (se bem que o seu óptimo trabalho no lado direito só mostra o quão polivalente ele é). Por isso, Sr. Jesualdo, não lhe passe pela cabeça desviar o homem para a direita novamente ou quem se "Licha" somos nós!

Lisandro Lopez celebra o seu sexto golo com o compatriota Lucho (©FCPorto)

sábado, 29 de setembro de 2007

Don Henley - "The Boys of Summer"

Os Eighties são a minha década musical preferida, sem qualquer sombra de dúvida. Dez anos com uma profusão de canções excelentes e que tão bem caem no meu goto. Não se admirem por isso quando passar a colocar, aqui no blogue, videoclips das minhas canções preferidas - do momento ou de sempre.

Por hoje fica esta canção, cujo videoclip foi venceu o "Video of the Year" nos MTV Video Music Awards 1985:

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Novos hábitos

Já não basta ter ficado um ano a perder os "vícios" que ganhei no laboratório, durante o meu estágio, e depois ter de os readquirir, agora como bolseiro e com um trabalho mais sério, tenho de ganhar novos hábitos.

Entre eles - o livro de actas, isto é, o caderno de registo. O ter de escrever em inglês não é problema, mas tenho sempre de pensar uma ou duas vezes para depois não ficar uma borrada. E digamos que ler texto científico é uma coisa... ter que o escrever, quando a isso não estamos acostumados, é que é o mais complicado. Mas lá está - é uma questão de hábito, e eu não fui habituado a isso durante o estágio.

Estou é aflito para actualizar o dito pois quase não tenho tido tempos mortos e o trabalho é sempre a aparecer! Hoje, sexta-feira, saí quase às 20h00 só para aproveitar para avançar mais com os registos. E ainda falta tanto... Mas o trabalho até agora corre bem e isso é que interessa!

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

O meu primeiro PCR

Yey! Para quem já fez milhentos PCRs isto deve ser ridículo de se ler mas eu, que nunca havia feito um, sinto-me quase como um "pai babado" ao ver a beleza de resultado que as minhas primeiras criações (leia-se primers) me garantiram hoje:



Olhem-me só que bandas tão grandes e intensas, lol! Amanhã verei se os restantes sete pares se portaram bem ou não. Espero que sim pois resultados positivos à primeira tentativa são super-motivantes!

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Au revoir, "Lobos"

Falta de sorte, falta de força, historial desfavorável. Tudo isto, e talvez mais, impediu que os bravos "Lobos" tenham deixado fugir uma vitória histórica (primeira num Mundial e segunda contra os romenos em 12 jogos) por apenas 4 pontos! Foi pena... sobretudo por ter assistido em directo ao evoluir do marcador, vibrando com uma vantagem que rapidamente se desfez a instantes do fim.

Diogo Coutinho eleito o "man of the match" fazendo 3 em 4 jogos em que um jogador português recebeu esta distinção. Prémios de consolação? Talvez. A juntar ao ponto de honra com que abandonamos o Mundial francês. Au revoir... e bom regresso a casa!



P.S.: Depois do jogo, e ainda em pleno relvado, o jogador António Aguilar recebeu uma proposta de casamento muito original - e também muito pouco privada: a Selecção inteira envergou t-shirts com a foto dele e os dizers "Antonio, will you marry me?", frase esta que também apareceu escarrapachada no ecrã do estádio!

Bolo já houve...

De chocolate com lâminas de chocolate branco a cobrir. Delicioso mas super-doce! Ou não tivesse vindo directo da Casa d'Avó Doce. Vá - babem-se:



Fiquei a conhecer um cantinho nas catacumbas do IBMC onde as simpatiquíssimas senhoras da limpeza do meu corredor costumam estar nos tempos mortos. E foi aí mesmo que o pessoal se juntou, comeu e "bubeu". Aparte isto, hoje fui uma espécie de técnico pois perdi a conta à quantidade de meio de cultura bacteriano - líquido e sólido - que preparei. Há dias.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Bolo não houve...

... mas de amanhã não passa! A aniversariante quis esperar que os chefes regressassem amanhã, para poder incluí-los na sua mini-festa de aniversário no lab. Há que engraxar o chefe, não é? Aliás, como diz a regra nº 1 (cuja lista só hoje vi pendurada na arca frigorífica) - "Le chef a toujours raison".

Graças à ligeira aversão a lulas por parte de uma das minhas "chefes", deu para irmos almoçar fora (e eu que ainda não recebo...) ao Shakesbeer, onde a picanha só o era no nome. E porque raio sumo de laranja não faz parte da "bebida incluída"? Duvido que seja mais caro que uma bebida alcoólica (bem, cerveja talvez não se aplique) que está incluída? Estranho...

Encomenda de primers. Melhor - encomenda de 33 primers! Leitura e confirmação (que nunca se tem pois fica sempre a sensação que falhámos alguma base) de cada um. Galhofa geral - "Hoje não vou conseguir dizer mais nada senão: ACTTAGCATGACCAGT..."

Manic Monday

Normalmente, é verdade aquilo que os The Bangles cantavam. Mas não para mim. Não eu, que ainda agora comecei a trabalhar. Estou contente por amanhã voltar ao trabalho, até porque há 1 semana atrás não podia estar a dizer isto, hehe. Ainda por cima, os chefes não estão no lab porque foram para fora para celebrar o seu aniversário de casamento, e uma das minhas "chefes" faz anos... ou seja, vai haver - espero eu! - BOLO!

sábado, 22 de setembro de 2007

Campeão na penumbra

Alguém sabe que um senhor português chamado Lenine Cunha é o mais recente campeão mundial de (1) 100 metros, (2) salto em comprimento, e (3) heptatlo (com recorde mundial)?

Provavelmente não. Eu confesso que não sabia, apesar de conhecê-lo como profissional da sua área. É que ele é um atleta e ganhou estes títulos nos últimos Mundiais de Atletismo para deficientes intelectuais (INAS-FID), em Fortaleza. Eu pergunto: porque dão menos visibilidade àqueles que nos trazem SEMPRE mais medalhas que quaisquer outros atletas nacionais de gabarito? O ser-se mediático ou não é muito chato...

Parabéns aos restantes atletas desta delegação que, segundo li, amealharam até agora "apenas" 10 medalhas, liderando os rankings masculino e feminino. Coisa pouca.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Manhã e tarde

Caramba, que dia estranho.

Uma manhã inteira passada a tentar encafuar na cabeça o resto dos papers que não tinha ainda lido. Um suplício! Ou era porque o sono que, devido à ansiedade, ontem não se tinha manifestado, hoje expressou-se bastantes vezes através de bocejos; ou porque o interesse (ou falta dele) sobre o que lia estava a transfigurar as letras em caracteres chineses, if you know what I mean... Mas o importante já estava lido. Só sei que as horas dificilmente passavam.

Uma tarde completamente diferente. As minhas "chefes" ensinaram-me (muito bem, diga-se!) a construir primers e, após esclarecidas as dúvidas, deixaram-me entregue ao trabalho. Terminei 3 séries de primers (para tantos genes) eram já quase 19h00... E nem bocejei.

Realmente, quando se põe as mãos à obra, é outra motivação.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Nao vas, Mourinho, nao vas!

Já muito se falou e escreveu hoje sobre o que aconteceu ao Mourinho e o que ainda vai acontecer. Se vai para Itália, se vai para Espanha, se vai para a Selecção...

Eu ri-me a bandeiras despregadas com uma reportagem num dos jornais das 20:00 na qual mostravam alguns adeptos do Chelsea a protestar em frente a Stamford Bridge. Mais especificamente, um adepto do Chelsea que a chorar, de joelhos ou de pé, exprimia o seu desespero mais ou menos da seguinte forma:

"Nao vas, Mourinho, nao vas!!! You've won us the Premiership!... the League Cup!... the FA Cup!... (pausa)... the SHIT CUP!"

Ébrio ou não - o verdadeiro adepto :D

Primeiro dia

Já não me lembrava o que era acordar a horas decentes, retomar hábitos que durante muito tempo eram (e continuam a ser) autênticos suplícios, mas, sobretudo, já não me lembrava do que era passar grande parte do dia dentro de um laboratório.

Foi um dia bom. Passei-o a ler papers que me davam um panorama geral do que será o meu trabalho e das técnicas envolvidas. Sossegado a um canto (quando não era interrompido pelas gargalhadas saudáveis da Olga, uma das minhas "chefes") em frente a uma enorme janela através da qual podia ver o excelente dia que esteve no Porto. Soube-me bem olhar lá para fora, principalmente nas pausas da leitura quando já não entravam certos termos científicos. Almocei com o meu novo grupo - no qual sou o único rapaz, sem contar com o chefe - e a conversa debruçou-se sobre livros, filmes, e o significado dos nomes de personagens da BD "Astérix".

Amanhã, retomarei a leitura... mas já começo a trabalhar! Primeira tarefa: desenho de primers.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

"Lobos" derrotados... mas nunca vencidos

E os nossos "Lobos" lá mostraram novamente que, apesar de não serem deste "campeonato", estão a progredir bastante e a desenvolver as suas capacidades individuais e colectivas, muito à custa da experiência de defrontar equipas profissionais e qualitativamente superiores. O resultado (31-5) é enganador pois a 8 minutos do fim os Azzurri "só" tinham 19 pontos, aproveitando depois os erros e cansaço dos portugueses para dilatar. Mas basta comparar este jogo com o último realizado entre ambos - "derrotíssima" por 83-0!!! - para confirmar que esta Selecção está no bom caminho e espero que continue (com os devidos apoios).

Na próxima terça-feira, contra a Roménia é que o one-game championship dos "Lobos" começa e, aí sim, podem aspirar a conseguir o(s) ponto(s) de honra de Portugal num Mundial de Rugby.

Boa sorte! Estou a torcer por vós!
Ah! E parabéns ao David Penalva (à esquerda na foto) pela conversão do 3º ensaio nacional neste Mundial!

David Penalva e colegas festejam ensaio contra Itália

P.S.: O Sporting não conseguiu evitar a derrota e só tem que "agradecer" ao seu ex-pupilo Cristiano Ronaldo pela "desfaçatez". Contudo, num acto similar ao de Rui Costa, este não festejou e até pareceu mesmo pedir desculpa... imediatamente aceite e com direito a aplausos. Bonito gesto de ambas as partes!

As gaffes do Sr. Bush...

... já são globalmente conhecidas e exaustivamente ridicularizadas - com toda a justiça, pois claro - mas uma das últimas saídas menos felizes do presidente americano (pelo menos foi a última que tive conhecimento; entretanto já deve ter amealhado mais algumas) não afectou a imagem dele, como é habitual. Quem levou por tabela foi o nosso "premier" José Sócrates e tudo por causa do seu "jogging".

Bush falava aos jornalistas na Casa Branca, no final da reunião de cerca de uma hora com o primeiro-ministro e actual presidente em exercício da União Europeia.

A referência de George W. Bush ao «jogging» matinal de José Sócrates motivou gargalhadas, mas principalmente por causa da referência à idade do primeiro-ministro português, que recentemente completou 50 anos.

«Apreciei o exemplo que deu ao seu povo e ao mundo, fazendo jogging logo pela manhã. Apreciei isso, para mais numa altura em que já completou 50 anos», disse o presidente dos Estados Unidos.

Fonte


Lindo! O homem é um imbecil mas tem os seus (poucos) momentos de brilho.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Desperdício

Não pude ver o jogo - não tenho SportTV e o preço dos bilhetes para não-sócios era proibitivo (no fim, lixaram-se e nem encheram a casa para o jogo mais atractivo da Champions no Dragão) - por isso não faço ideia se foi por passividade a la Selecção Nacional ou pelas substituições, por vezes incompreensíveis, do Senhor Professor que o FC Porto deixou fugir 2 pontos em casa contra o principal rival, estando este com menos um jogador durante 30 minutos. É o Liverpool? E que tem? Não são sobrehumanos e, da forma como me transpareceu o seu jogo, podiam mesmo ter levado com mais 1 ou 2 golos... caso os jogadores ou o treinador quisessem, claro. Já o golo do empate foi contra a corrente e graças a um erro defensivo.

Segundo ouvi antes, este será o 7º ano seguido que o FC Porto não entra a ganhar na Liga dos Campeões. Mas ao menos não perdemos... já o Benfica, infelizmente, não pode dizer o mesmo.

Boa sorte ao Sporting, amanhã, e às restantes equipas tugas. Portugal já perdeu os pontos da Taça UEFA conquistada pelo FC Porto e está em 8º do ranking; todos os pontos são precisos!

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

"It's fun to stay at the I-B-M-C"

Sim! Está tudo tratado e este será, novamente, o meu local de trabalho. E já a partir da próxima quinta-feira!



Estou um bocado nervoso - como se fosse a primeira vez que entrasse num laboratório; aliás, tal como estava no meu primeiro dia de estágio - já que é uma coisa totalmente nova e agora o grau de exigência é um bocado maior. Espero não fazer muitos disparates nos primeiros dias.

Carago!!! Tenho emprego!!! *grito de alívio*

P.S.: O título é uma piada "interna" do instituto.

Amanhã...

... é um dia importante para mim. Vou tratar da minha vida profissional, porque isto de estar parado há quase um ano só faz mal a um aspirante a investigador. Perde-se o jeito e esquecem-se algumas coisas. Como em tudo. Mas num laboratório é tudo muito mais minucioso e convém não perder... a minúcia.

A culpa não é minha, porque já fui a um número razoável de entrevistas. Se não me querem, que posso fazer? Claro que podia ter ido a muitas mais (se me agradassem) e, sobretudo, fora da minha área de residência. Mas eu sou um caseiro inveterado e se puder ficar por cá, melhor!

Se tudo correr como está mais ou menos previsto, vou voltar aos laboratórios no mesmo instituto onde estagiei, por isso, além de trabalhar num grupo, projecto e área novos e extremamente interessantes, vou voltar a conviver com amigos que lá deixei e fui revisitando. Pode haver melhor?

Até amanhã!

domingo, 16 de setembro de 2007

EuroBasket à la Euro 2004

É o que dá começar um blogue numa altura em que ocorrem imensos eventos desportivos (eu adoro ver desporto; já praticá-lo...), depois não paro de falar nos resultados mais interessantes...

...ou mais chocantes, como foi o caso da final do EuroBasket (Campeonato Europeu de Basquetebol) que terminou há instantes: a anfitriã e campeã mundial Espanha perdeu para a Rússia por... 1 ponto! nos últimos... 2 segundos!!! A Espanha tinha um lançamento lateral e, no último lançamento possível, a bola rodou no aro e, caprichosamente, para azar dos nuetros hermanos, saiu dando o título aos russos.

Tive pena da Espanha, pois nunca havia ganho o EuroBasket e perderam-no em casa com um apoio incansável. Agora já sabem como os Portugueses se sentiram no dia 4 de Julho de 2004...

Rússia vence EuroBasket 2007

P.S.: Este jogador russo de branco, chamado Andrei Kirilenko, e que mais parece a "Wicked Witch of the West", foi eleito o MVP do torneio.

Raisparta o "koka"

Fiquei ontem acordado até perto das 3 horas da madrugada (na verdade, fiquei acordado ainda muito depois...), para saber o resultado da final feminina da categoria -52 kg, para a qual se havia qualificado a nossa Telma Monteiro. Fiquei à espera de um resultado que fechasse em grande o dia desportivo muito positivo para Portugal, depois dos brilharetes da Vanessa e dos "Lobos" (cada um na sua proporção, claro).

Por culpa de um "koka" (vantagem mínima em judo) a Telma viu fugir o ouro para uma chinesa que, segundo o resumo na RTP2, parecia uma gralha a guinchar durante o combate. A chinesa esteve a perder e mal se viu em vantagem, tratou de defendê-la, sob um coro de assobios do público brasileiro (esquecido já que uma compatriota havia sido eliminada pela portuguesa).

Com um olho direito mal-tratado, reparei como a Telma estava desconsolada com uma prata que é "só" o melhor resultado de sempre do judo nacional. É que quem não a conhece, não sabe o quão competitiva ela é e como tinha consciência que o título mundial estava ao seu alcance.

Paciência, Telma, fica para 2009, certamente. Aí vencerás na condição de campeã olímpica e tri-campeã Europeia (vitória em Lisboa). Tá no papo!

Parabéns!

Telma Monteiro vice-campeã mundial

sábado, 15 de setembro de 2007

"Lobos" destemidos

Todos sabiamos do que eles são capazes.
Todos sabiamos ao que eles iam.
Todos sabiamos o orgulho que temos nesta equipa.

Por isso, não é nenhuma surpresa a derrota d'"Os Lobos" contra a super-favorita, super-poderosa, super... tudo! Nova Zelândia por expressivos 108-13. E também não é novidade comprovarmos que, mais uma vez, os nossos bravos deram tudo o que tinham e não tinham para dificultar a vida aos All Blacks. E conseguiram.

É certo que estes tinham muitos jogadores que não são tão rodados/utilizados, mas numa equipa como esta, não há "segundas equipas". É por isso que uma desvantagem de 95 pontos, numa derrota por pouco mais de 100 pontos e, sobretudo, tendo conseguido marcar 13 pontos (!) com um ensaio (!!!) é quase uma vitória, tendo em conta o fosso qualitativo. Certamente que lhes deve saber a isso!

Parabéns ao Rui Cordeiro (marcador do ensaio) e um grande bem-haja aos nossos bravos "Lobos"! Venha a Itália!

Rui Cordeiro marca um ensaio aos All Blacks

E vão 18!

Pois é. Esta gaiense de 22 anos (feitos ontem em Pequim), está a deixar-nos cada vez mais mimados com as suas performances e vitórias consecutivas, e parvos com o seu palmarés cada vez mais numeroso e difícil de pormenorizar.

O nosso orgulho do triatlo - desporto fascinante e super exigente - conseguiu o "tri" na Taça do Mundo de Pequim, relegando mais uma vez para segundo lugar (a 1:15 minutos) a grande rival australiana Emma Snowsill, a quem a Vanessa "resgatou" o título mundial este ano. Com esta 5ª vitória consecutiva, são já 18 as vitórias em Taças do Mundo; mais duas e consegue bater o recorde de 19 de outra australiana.

De assinalar que este será o percurso efectuado durante os Jogos Olímpicos de 2008. É caso para dizer: "E um ouro olímpico? Vamos nessa, Vanessa?"

Apresento-me

Para quem não me conhece, ficam a conhecer-me simplesmente como Golias. Não é o meu nome verdadeiro, nem sequer um apelido (como sei que existe), mas apenas uma alcunha que criei para mim por ocasião de outras aventuras cibernáuticas, já passadas, e que foi ficando.

Não sei bem o que dizer neste meu primeiro post deste meu novo espaço, criado assim um bocado relutantemente. Não porque não goste de blogs, mas porque não gosto de partir para coisas às quais, à partida, penso que não vou dispensar muito do meu tempo e atenção. E confesso que ter algo parecido a um diário nunca foi algo que me atraísse, muito menos um bem plantado na Internet onde todos podem ver. Paradoxal, não?

Mas há sempre um primeira vez e enquanto não experimentar não saberei. De facto, ter um blog não é ter uma "obrigação" e sim um espaço para desabafar e relaxar (penso eu de que), por isso, vou é consciencializar-me que pouco a pouco - grão a grão - isto poderá dar alguma coisa.

E para quem não sabia o que dizer, já disse bastante.

Vemo-nos por aqui.