domingo, 23 de março de 2008

A Páscoa passou ao lado

É, este ano, a Páscoa passou ainda mais ao lado daqui de casa e da nossa família do que em anos anteriores. Não fosse o facto de termos umas tacinhas com umas amêndoas ou ovinhos de chocolate para adoçar a boca, de vez em quando, e de a televisão não faltar com a típica programação da época ("Ben Hur", yupi!), então este seria um dia igualzinho a qualquer outro...

Não é que eu seja muito ou minimamente católico, não sou sequer praticante. Mas são épocas do ano que, como qualquer outra pessoa nascida numa família cristã (mais ou menos praticante), me fui habituando a celebrar e a considerá-las como parte do ritual anual. Tal como o Natal. Já é mais por hábito do que por outra coisa, talvez.

Desde sempre me lembro de recebermos o compasso, da minha mãe a enfeitar a entrada com ramos de azáleas (que agora não tem porque secaram os arbustos todos), do hall de entrada ser pequeno demais para as pessoas todas.
Agora, a cada ano, a procissão de gente o que acompanha é cada vez menor (hoje deviam ser umas cinco pessoas). A cada ano se vê menos casas aqui do bairro a recebê-lo. E este ano, nem nós o recebemos sequer...

3 comentários:

Rosita disse...

:( o que eu dava por um compasso aki no meu apartamentozito :) e por umas amendoas tb :)

beijinho

Girstie disse...

Mas porque não houve compasso ou porque não vos apeteceu?
Eu não tive compasso porque na aldeia da minha mãe há um padre, para lá e para outras aldeias vizinhas então compasso só para a Pascoela.

Golias disse...

A minha mãe não quis receber este ano, o que é de espantar porque era sempre ela que tinha mais vontade de o fazer.

Pois é, Rosita! Ná lá destas coisas e depois chuchas no dedo, lol.

Beijos!