Foi esta quinta-feira que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou os nomeados das 24 categorias a prémio, na próxima edição dos Óscares.
À semelhança de filmes como "Ben-Hur", "Titanic" e "O Senhor dos Anéis: O Regresso do Rei", temos mais um coleccionador de nomeações em "O Estranho Caso de Benjamin Button" - curiosamente, o último filme que fui ver. Com 13 nomeações, parece ser o filme melhor colocado para levar para casa o maior número de estatuetas.
De relevo, as nomeações para "Melhor Filme" - que me parece que irá ser fortemente disputado com o low-budget vencedor do Globo de Ouro "Slumdog Millionaire" -, "Melhor Realizador", e "Melhor Actor Principal", com Brad Pitt a ser nomeado nesta categoria, pela primeira vez. Como adversários de peso, terá o já-galardoado Sean Penn ("Milk") e Mickey Rourke ("The Wrestler").
Curiosamente, a sua mulher - preciso de dizer que é a Angelina Jolie? - está também nomeada, pela primeira vez, para a categoria principal feminina, pelo seu dramático papel em "A Troca". Mas terá forte concorrência da grande diva do cinema americano, Meryl Streep, e pela vencedora dos recentes Globos de Ouro, Kate Winslet.
Garantido, garantido, deve estar o Óscar de "Melhor Actor Secundário" para o recém-falecido Heath Ledger.
Eis a loooonga lista de nomeados, aqui.
domingo, 25 de janeiro de 2009
Mais um papão de nomeações
Hakimakli - Dilly Dally
Ando meio que viciado nesta música, desde que a descobri num concurso de música num fórum que costumo frequentar. Esta é a versão original, em francês (apesar do refrão em inglês), apesar de a rapariga que a interpreta - Jamie Shepherd aka Hot Fire Miss - ser inglesa. Eu bem me pareceu que havia, ali pelo meio, um "soirée" em que o "r" sai mais enrolado do que cuspido.
Publicado por Golias às 01:43 0 comentários
terça-feira, 20 de janeiro de 2009
domingo, 18 de janeiro de 2009
Maratona cinéfila
Esta semana foi tão pródiga em idas ao cinema como nenhuma outra na minha vida. E logo com dois "filmes-maratona". O que vale é que, como gostei bastante de ambos, as três horas de duração pareceram apenas metade.
"Austrália" - Baz Luhrman
Nota-se quase de imediato que há dedo do senhor Baz, quando se vê as primeiras peripécias que envolvem a chegada à grande ilha austral. Tive logo reminiscências de situações similares em "Moulin Rouge".
Um filme que vive IMENSO das soberbas e infidáveis paisagens australianas e do contínuo crescimento interior de duas personagens, fomentado por uma criança que, após viver a desgraça e a morte várias vezes é capaz de ser a mais forte de todos. Um final não tão inesperado como se pensaria logo após o primeiro impacto.
"O Estranho Caso de Benjamin Button" - David Fincher
Uma história fascinante. Perturbadora e, porventura, algo mórbida para o final - é duro imaginar-se a acompanhar o declínio de uma criança enquanto "enjuvenesce" e morre como bebé... - mas também com uma sensação impressionante de calma, tranquilidade, e de uma impotência nada desesperante perante o previsível desenrolar da vida da personagem principal.
A frase marcante coube a uma personagem secundária, uma das muitas que Benjamin viu morrer ao longo da sua vida: "Benjamin, we're meant to lose the people we love. How else would we know how important they are to us?"
Não sendo um papel difícil para Brad Pitt, foi das prestações que mais gostei dele. Parece que a idade - e a esposa - fizeram bem à carreira deste ícone de Hollywood.
Publicado por Golias às 19:24 0 comentários
Etiquetas: Filmes
sábado, 10 de janeiro de 2009
sexta-feira, 9 de janeiro de 2009
Neve!!!
Parecia que tinha regressado à infância, tal era o espanto e euforia com o facto de, hoje de manhã, ter assistido à precipitação de uns quantos míseros e microscópicos floquinhos de neve. Mas não era só eu, lol.
MAS ERA NEVE!!! Neve... no Porto!!!
No ano passado, estive na Serra da Estrela e vi in loco e toquei em neve pela primeira vez, na Torre. Mas só hoje - aos 24 anos (quase 25) - é que vi, ao vivo e a cores, neve a cair!!! No Porto!!! *euforia*
Claro que, se para cair neve, foi a muito custo... agora para chover, não há problemas *boring*
Publicado por Golias às 15:25 1 comentários
Etiquetas: Clima, Just old me, Porto, Portugal