sábado, 1 de novembro de 2008

Tão lírico que ele é

Hoje, na sequência do que vem fazendo nos últimos jogos, o FC Porto perdeu. Mais uma vez, parece que perdeu bem (se é que deveria haver algo como "perder bem") e jogou mal. Ou perdeu bem porque jogou mal.

Já na passada derrota com o Leixões tinha dito que não me ia incomodar com esta fase atípica do clube, e hoje muito menos. Claro que não sou insensível por completo, mas não vou dar em tolinho por isso. Era o que me faltava. Há mais na vida.

O que eu queria salientar, a propósito do FC Porto, é mais a atitude lírica das crónicas aos jogos, no site oficial. Já o escritor Álvaro Magalhães comentou isto num dos seus editoriais dominicais do JN, e concordo plenamente. Não sei quem é o "poeta" que as escreve, mas que devia ser posto na ordem e levar com uma valente carga de "realidade", isso devia.

Se acaba por ser ridícula a forma como ele endeusa a equipa, quando ela ganha mas não joga bem, torna-se gritante, de tão despropositada, a forma como jogos como o de hoje são sempre desculpados pelos "desígnios desfavoráveis do destino", ou algo assim, quase a roçar a teoria da conspiração universal contra o clube.
E vejam como, curiosamente, a vitória de hoje sobre o eterno rival Benfica, no hóquei em patins, se mantém como a notícia de destaque... mesmo tendo ocorrido bem antes do jogo de futebol... Chamem-lhes burros.

Dá pena ver o site do meu clube tão tendencioso. O futebol é feito de tendências, subjectividade e parcialidade, mas há que manter o respeito próprio e não ridicularizarmo-nos.

2 comentários:

Ska disse...

e o que é giro é a mail list. Eles só mandam o email... quando se lembram (aka quando ganham). é o que tu dizes, era uma biqueirada nos tomates da realidade, era o que esse redactor merecia

Girstie disse...

E tb ganharam nos carros....