sábado, 20 de outubro de 2007

Referendo ao Tratado de Lisboa

Sinceramente - para quê?

Afinal para que serve o Parlamento, cuja constituição nós - povinho - elegemos a cada quadriénio, senão para tomar estas decisões importantes por nós? Se não fosse para isso, não valia a pena termos uma democracia parlamentar. Até a Suíça, que faz referendos "dia sim, dia sim", também tem o seu parlamento e também ratifica muitas decisões importantes atráves dele.

Acreditam mesmo que, assinado o tratado a 13 de Dezembro, conseguem até ao fim deste ano (2 semanas) promover um debate e esclarecimento suficientes para que nós - povinho - consigamos responder, positiva ou negativamente, com a consciência "iluminada" sobre o assunto? Crentes!

O que eu acho piada é certos partidos com representação parlamentar virem reclamar por um referendo, ou seja, que raio de valor dão ao poder do órgão para o qual são eleitos?? Será que para eles a autoridade do Parlamento não é nada comparada à autoridade de nós - povinho? Então para que se se esfalfam tanto aquando das legislativas?

Há coisas que não compreendo mesmo. Mas tenho a certeza que, qualquer que seja o método, Portugal irá ratificar o tratado. Com que cara iamos ficar perante a Europa e o Mundo se o país que, ocupando a presidência da UE, conseguiu que o Tratado Reformador fosse assinado, depois não o ratificava nacionalmente?

Não vamos complicar as coisas.

1 comentário:

Girstie disse...

Só tenho a dizer: Porreiro pá, porreiro!