domingo, 17 de fevereiro de 2008

Novo país ou nova preocupação?

Hoje assisti à declaração unilateral de independência do Kosovo. Graças a uma tradução com um sotaque e entoação algo enervantes, percebi que os objectivos para o futuro do novo estado são positivos, visando a protecção e reforço das relações fraternas entre as minorias étnicas, tal como a cooperação com a comunidade internacional.

Mas a questão é: o Kosovo terá futuro? Tendo em conta os desenvolvimentos políticos e diplomáticos actuais, avizinha-se muito difícil. E mesmo que um milagre faça com que a esmagadora maioria da comunidade internacional, da qual excluo a Sérvia e a aliada Rússia, reconheça a independência - já agora, qual será a atitude de Portugal e que vantagem tirará de um reconhecimento ou não? - da ainda província sérvia, qual a viabilidade a curto, médio e longo prazo desta como país soberano? Uma economia paupérrima numa região historicamente instável, com poucos vizinhos amigos (somente a Albânia à qual não se pretendem anexar) vai precisar de toda a ajuda possível para chegar a um patamar de auto-sustentação, que ainda nem Timor assegurou!

Não esquecer as consequências deste precedente político noutras zonas do globo, onde o sentimento separatista ainda arde em lume mais ou menos brando. O nosso vizinho é um bom exemplo...

Sem comentários: